Sobre

O que é recíproco? Se procurarmos em um dicionário veremos definições como algo que se realiza, que se dá em retribuição ou em troca de algo semelhante, ou algo presente numa relação entre duas partes, quando, existindo de um lado, existe de igual modo no outro, uma ação mútua. Mas e na vida, o que é recíproco? Suas ações são recíprocas? Suas expectativas compreendem aos seus esforços ou à sua realidade?

As vezes nem tudo é como realmente pensamos, e talvez o que esteja faltando para dar aquele equilíbrio é a reciprocidade.

São tantas as situações em que o equilíbrio era necessário e passou despercebido aos nossos olhos, principalmente quando a tristeza nos embaça a visão com suas lágrimas. Aquele relacionamento que não deu certo, a briga quase sem motivo com o vizinho, a discussão com nossos pais... Sentimos como se estivéssemos dando tudo de nós e nada recebemos em troca, nos importamos demais e somos colocados em segundo plano. Nesses momentos o que mais seria confortável era ficar em frente ao espelho, pois ali sim teríamos certeza de que tudo o que de nós saísse voltaria na mesma dose, ficaríamos satisfeitos, mas também sozinhos, não?

Reciprocidade não acontece quando estamos sós, acontece com o outro, com o mundo. No espelho há apenas reflexos, de igual tamanho e intensidade aos seus reflexos, nunca evoluem, sempre os mesmos.

Sabe aquelas paixões ardentes? É o resultado da combustão de dois corpos diferentes, com temperaturas diferentes, mas que se unem e fazem um só fogo. Esse é um dos muitos casos onde a reciprocidade mostra seus benefícios. E quem souber aplicá-la à vida, creio eu, será muito feliz.


Que a vida seja tão recíproca quanto o coração dos amantes, que é um só, e vale para ambos.

Desconheço o autor da foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário